Mostrando postagens com marcador "CAUSOS". Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador "CAUSOS". Mostrar todas as postagens

domingo, 19 de setembro de 2010

CAUSO 2





Foi somente em 1971 que a Fazenda Novo Horizonte , onde fica o RESTAURANTE CASARÃO54 , conseguiu instalar energia elétrica.
Assim as noites de meus finais de semana durante muitos anos foram no escuro. Ou melhor, mal iluminadas por lampiões a querosene Jacaré que aumentavam muito as sombras ...
Nos fins de semana, eu , escudeiro de meu pai Tullio, acompanhava-o. Ele administrava o sítio. Eu caminhava, pescava e caçava . Assim foi minha infância e início de adolescência .
Todavia tenho que confessar: meu problema era a noite , era o escuro.
Toda noite era igual: saíamos da casa sede e nos dirigíamos à casa dos caseiros, Seu Zé e Dona Zefa, para jantar.
Era um jantar maravilhoso : arroz, feijão com muito caldo, farofa, sempre um assado, pimenta malagueta muito ardida, macarrão com molho de extrato de tomate Cica, doces caseiros, café aguado e a inesquecível prosa do Seu Zé
A prosa tinha um roteiro seguido a risca: começava por minucioso dossiê sobre as atividades da semana no sítio e terminava com estórias de lobisomens.
Para piorar essas estórias nosso vizinho de sítio, o velho Marcílio, era um lobisomem. Afirmava Seu Zé : - “Isso era certo como o dia iria raiar no outro dia”.
Dá pra imaginar a receita : um rapazinho urbano com medo de escuro dormindo a noite ao lado do sítio do Lobisomem.
Toda noite voltava do jantar da casa de Seu Zé com o corpo todo arrepiado, olhos arregalados e boca seca.
Algumas vezes encontrei o Velho Marcílio de dia e era muito difícil acreditar que aquele senhor pudesse ser um lobisomem . Ele tinha uns 60 anos, vivia sozinho – tinha tido uma desilusão amorosa -; seu cabelo era castanho claro e branco, sua barba rala, seus olhos profundamente azuis e sua fala mansa.
Marcílio o Lobisomem, faleceu há muitos anos, e até hoje tenho dúvidas quanto a sua identidade sombria. Entretanto tenho uma certeza: ele era um ser sobrenatural. Pois depois de sua morte, o sítio, abandonado por falta de herdeiros, foi tomado pela mata fechada.
Hoje, as corujas, os quatis, os gambás, as raposas e os ouriços aparecem toda a noite de lua cheia nessa mata para homenagear o Velho Marcílio e quem sabe a minha imaginação infantil.
Outro dia, conto outro causo .....

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"CAUSO 1"


Causo 1

O Restaurante Casarão 54 situa-se no meio da Fazenda Novo Horizonte.

Vou contar como meu pai , Tullio Devescovi, comprou essa fazenda.

Em 1963 , Tullio visando realizar seu sonho de imigrante italiano saiu em busca de uma terra que ficasse perto da cidade de São Paulo.

Fez seus cálculos e chegou a conclusão que seu dinheiro permitiria a compra de uns 3 alqueires de terra.

Depois de conhecer várias terras na região de Pirapora do Bom Jesus, chegou a Fazenda Novo Horizonte em São Roque, que na época tinha 33 alqueres, ou seja 11 vezes acima de suas posses.

Viu, encantou-se e sonhou, porém seu dinheiro não poderia comprar a fazenda.

Na hora de ir embora, na saída da montanhosa e maravilhosa propriedade percebeu que aproximadamente 40 bois estavam sendo recolhidos para um pequeno estábulo.

Veja a foto da época do estábulo :


Imediatamente Tullio perguntou – “ O preço pedido é com porteira fechada “.

A resposta do corretor foi : - “Sim”.

Os bois estavam no negócio !

Tullio chegou em casa, telefonou para o seu açougueiro e perguntou : - “ – Bonani, você sabe quem compraria 40 bois e quanto pagaria ?“.

Em resumo, a quantia paga pelos bois era exatamente o valor da entrada. . O restante a galopante inflação da década de 60 corroeu rápidamento possibilitando ao Tullião comprar uma terra 11 vezes maior do que ele jamais sonhara : a Fazenda Novo Horizonte.

Bom esse é um causo, outro contarei em breve....